COMO ESCOLHER A CONTABILIDADE PERFEITA PARA SUA EMPRESA

COMO ESCOLHER A CONTABILIDADE PERFEITA PARA SUA EMPRESA

A contabilidade tem um papel fundamental na estratégia de uma empresa, que vai muito além dos cálculos para averiguar a situação financeira do negócio.

A contabilidade ideal cria relatórios e demonstrativos recorrentes que vão gerar uma análise de contas com dados essenciais para que o alto escalão da empresa tome decisões assertivas.

Leia também: Como funciona a tributação sobre a folha de pagamento?

Para tanto, o contador precisará provar, também, uma grande capacidade analítica para argumentar e orientar a empresa a reagir aos diferentes cenários possíveis, de acordo com a realidade dela.

E isso vale tanto para encontrar as melhores opções de investimentos como também para minimizar impostos e verificar seu preço de venda e margem de lucro.

Mas, sobretudo, a contabilidade perfeita precisa ser transparente e ter uma relação muito franca com o cliente.

Ela tem que ter a confiança para poder sugerir melhorias e explicar com convicção todos os prazos, cálculos e processos, sempre dando um motivo de cada orientação.

Por isso, na hora de contratar um escritório de contabilidade, vários fatores devem ser observados para que a escolha seja a perfeita.

Confira a seguir:

 

  1. Competência técnica

Como saber se o profissional que oferece serviços à sua empresa é realmente qualificado? Em primeiro lugar, ao escolher um contador é preciso procurar por indicações a respeito dele.

Converse com os atuais clientes — preferencialmente, aqueles que atuam na mesma área que você. Isso ajuda a dar segurança a respeito da atuação dos profissionais de contabilidade. Além disso, é possível também conversar diretamente com o contador ou sua equipe.

O importante é que essas pessoas tenham experiência e que estejam constantemente preocupadas em atualizar seus conhecimentos a partir da realização de cursos de aperfeiçoamento, participação em palestras e seminários, entre outros.

 

  1. Especialização em um segmento

O cliente precisa saber quais são as necessidades verdadeiras do seu empreendimento, e então buscar escritórios de contabilidade que oferecem serviços específicos para essas necessidades.

Falamos, então, em segmentação — e, nesse sentido, o escritório deve ser referência no segmento em que a empresa atua.

Isso não é algo fora do comum: cada vez mais escritórios têm se especializado em ocupar nichos específicos de mercado, ao contrário do que fazem os escritórios generalistas, que atuam em diversos ramos de atividade.

Quando um escritório se especializa em determinado segmento, ele oferece mais possibilidades de apresentar soluções eficazes para o dia a dia. Isso se deve à profundidade de conhecimentos dos profissionais, que significa um considerável ganho por parte da empresa que conta com esse tipo de serviço.

 

  1. Atendimento com qualidade

Nos últimos anos, a questão do atendimento tem se apresentado como a grande exigência dos clientes com relação às empresas. Com o surgimento e evolução das redes sociais, torna-se cada vez mais necessário investir em soluções capazes de atender às demandas e dúvidas dos clientes de maneira imediata.

Isso também se aplica a escritórios de contabilidade. Nesse sentido, uma boa escolha de escritório contábil precisa considerar questões como canais de comunicação.

É necessário analisar o sistema de comunicação oferecido pelo escritório, avaliando se a equipe é capaz de responder de maneira rápida e precisa às solicitações do cliente. Telefones, e-mails, site, redes sociais — tudo isso pode ser testado antes do negócio ser fechado.

 

  1. Legalidade

Outro ponto fundamental sobre como escolher um escritório de contabilidade é verificar se o prestador de serviço atua dentro da legalidade.

Nesse ponto, é preciso avaliar se os profissionais estão inscritos em órgãos como o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do seu estado.

Isso garante que o contador não atua informalmente, além de permitir ao cliente conferir a regularidade das inscrições dos profissionais.

 

  1. Relatórios

Contar com um escritório de contabilidade deve representar uma segurança para o cliente em termos de questões legais.

Para garantir que isso esteja sendo feito de maneira qualificada, é essencial que os profissionais contábeis ofereçam relatórios periódicos a respeito de balancetes e folhas de pagamento.

Aqui entra também a necessidade que o especialista na área contábil tem de simplificar termos complexos, para fazer com que a rotina do cliente em relação a esses temas seja mais tranquila.

 

  1. Impostos e honorários

Quem se responsabiliza pelo pagamento de contas e tributos não é o escritório, mas sim a própria empresa. Por outro lado, cabe ao escritório de contabilidade a responsabilidade pela organização dos vencimentos e pelo encaminhamento, em dia, à empresa.

Essa capacidade também pode ser conferida a partir de conversa com clientes atuais dos contadores.

Já os honorários dependem dos serviços que são oferecidos por cada escritório. Sendo assim, cabe ao cliente realizar um orçamento com diferentes escritórios para comparar o custo/benefício que cada um deles oferece.

E se você tem alguma dúvida ou está em busca de uma contabilidade, entre em contato com a gente por um dos canais abaixo

(11) 2385.6322

(11) 93016-5443 (Whatsapp)

contato@viacontax.com.br

Deixe uma resposta

Open chat