MEU CONTADOR PODE FAZER TAMBÉM A GESTÃO FINANCEIRA DA MINHA EMPRESA?

MEU CONTADOR PODE FAZER TAMBÉM A GESTÃO FINANCEIRA DA MINHA EMPRESA?

Antes de responder a pergunta acima, cabe um esclarecimento: gestão financeira e gestão contábil não são sinônimos.

Muita gente confunde, mas a verdade é que gestão financeira e contabilidade possuem atuações distintas.

Leia também: Como escolher a contabilidade perfeita?

A contabilidade diz respeito, basicamente, à atividade que realiza os registros de movimentações financeiras dentro de um negócio.

Ela é a responsável, por exemplo, por fazer o cálculo dos tributos devidos pelo negócio em determinado período ou por fazer um registro de lucros ou prejuízos.

A gestão financeira, por outro lado, tem uma abordagem mais ampla e mais estratégica.

Essa gestão usa ferramentas, como o fluxo de caixa, para analisar e acompanhar o desempenho do negócio, baseando-se em suas finanças.

De modo geral, enquanto a contabilidade registra as movimentações, é a gestão financeira que faz uma análise mais aprofundada e estratégica sobre essas movimentações e resultados, de modo a permitir que a empresa atinja seus objetivos previamente definidos.

Fazer somente o registro impede que a empresa atue de maneira assertiva, mas também é bom lembrar que não existe análise se não houver registro inicial.

Por isso, contabilidade e gestão financeira estão intimamente ligadas, já que a atuação de uma é favorecida pela outra.

Mas, afinal, um escritório de contabilidade pode fazer a gestão financeira da minha empresa?

Agora que essa questão inicial foi esclarecida, vamos à resposta.

Atualmente, os escritórios de contabilidade mais modernos já são dotados de ferramentas e profissionais capacitados para atuarem não apenas como técnicos, mas como consultores estratégicos de seus clientes.

Com uma visão acurada do mercado e do negócio do cliente, esses contadores conseguem transformar dados em conhecimento, fazendo também a gestão financeira das empresas.

Assim, o papel do contador vai muito além do auxílio prestado no pagamento de impostos. Na verdade, a atuação dele está intimamente relacionada à criação de uma visão estratégica focada em resultados.

Com isso, esses escritórios de contabilidade podem se tornar um parceiro valioso para que a sua gestão financeira tenha o sucesso desejado.

O mínimo que se espera dos gestores de uma empresa é que eles façam as melhores escolhas. Porém, para que o processo de tomada de decisão seja à prova de falhas, ele necessita de uma base de dados extremamente confiável.

Sem essa base informacional sólida, a organização corre o risco de arcar com os resultados de deliberações infelizes. Como resultado, a empresa pode comprometer o caixa ao ponto de ficar impossibilitada de reservar recursos para os próximos investimentos.

Nunca é demais reforçar que investir regularmente no negócio é essencial para sustentá-lo no mercado, além de expandi-lo, por exemplo. Ao ser exercida por profissionais especializados e experientes, a contabilidade é uma das engrenagens que mantêm o negócio em movimento.

Confira a seguir 5 vantagens de ter contabilidade e financeiro juntos:

  • Confiabilidade

Um dos principais motivos para que gestão financeira e contabilidade andem juntas é que essa união aumenta a confiabilidade dos dados e, portanto, das análises. Utilizar somente os dados da contabilidade pode dar uma visão incorreta, positiva ou não, sobre a empresa.

Quando apenas as movimentações são analisadas de maneira isolada, não é possível saber com absoluta certeza quais são os resultados de desempenho do negócio.

Da mesma forma, se uma análise financeira é feita sem se basear em dados de movimentação, ela não é totalmente confiável justamente por não ser construída sobre dados concretos, o que significa que seus resultados não correspondem efetivamente à realidade do negócio.

Com isso, unir contabilidade e gestão financeira é uma forma de garantir o máximo de confiabilidade para os dados, que serão adquiridos, processados e analisados da maneira adequada.

 

  • Tomada de decisão

Para ser bem-sucedida, a tomada de decisão da gestão deve ser baseada em dados concretos que reflitam a situação atual e futura da empresa.

Por isso, a gestão financeira aliada à contabilidade permite que a gestão tenha mais subsídios para escolher como alocar os recursos, por exemplo, ou o que deve ser feito para melhorar os resultados encontrados para o negócio.

Se essa integração acontecer de maneira dinâmica, a tomada de decisão também passa a ser mais rápida, podendo acontecer de forma mais responsiva às possíveis mudanças do mercado.

 

  • Otimização

E por falar em melhora, a integração entre gestão financeira e a contabilidade também permite que sejam identificados mais facilmente pontos de melhorias e gargalos que devem ser trabalhados adequadamente.

Se a contabilidade demonstra uma movimentação financeira muito intensa em determinado setor, por exemplo, a gestão financeira pode realizar uma análise mais criteriosa para identificar possíveis gastos imprevistos ou desnecessários.

Assim, é possível encontrar fontes consumidoras de recursos e corrigir sua atuação de modo a garantir uma otimização nos gastos.

 

  • Vantagem competitiva

Essa atuação integrada também oferece uma importante vantagem competitiva para o negócio que a utiliza.

Com uma tomada de decisão mais assertiva e com mais conhecimento sobre a própria atuação, o negócio ganha a chance de melhorar continuamente e de se diferenciar das demais opções do mercado.

É muito comum que as empresas concorrentes utilizem a contabilidade e a gestão financeira de maneira separada. Com menos comunicação interna, menos efetivos são os resultados.

Por outro lado, com ambas andando juntas a empresa se torna mais capaz de aproveitar oportunidades e identificar ameaças de modo a evitar seus efeitos.

 

  • Objetivos

Em geral, os objetivos estratégicos inicialmente definidos pela empresa são mais facilmente alcançados quando há a união entre gestão financeira e contabilidade.

Como é por meio de recursos financeiros que são feitos investimentos, por exemplo, essa análise permite que os recursos sejam usados mais corretamente.

Essa integração também permite à empresa identificar se ela está atingindo suas metas, ou não, e o que deve ser feito para que isso seja possível.

 

E se você tem alguma dúvida ou está em busca de uma contabilidade, entre em contato com a gente por um dos canais abaixo

(11) 2385.6322

(11) 93016-5443 (Whatsapp)

contato@viacontax.com.br

Deixe uma resposta

Open chat