MINHA EMPRESA CRESCEU! E AGORA?

MINHA EMPRESA CRESCEU! E AGORA?

Toda empresa tem como objetivo crescer, prosperar, gerar lucros. E quando isso acontece todos ganham: a corporação, os funcionários, os proprietários, o mercado, a sociedade.

Entretanto, o crescimento traz consigo grandes responsabilidades. Se no início a empresa cabia em uma salinha, com um ou dois funcionários, agora é necessário um espaço maior, contratar e gerenciar centenas de pessoas, utilizar softwares modernos para administrar todas as operações, estabelecer parcerias com novos fornecedores, aumentar o investimento em marketing…

Para não se perder e continuar trilhando a estrada do crescimento, o empresário precisar estar atento a diversos pontos estratégicos. A seguir, listamos alguns.

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  • Invista na capacitação e bem-estar dos seus colaboradores

Não adianta apenas ter a missão e visão da empresa espalhados pelos corredores do seu escritório, a cultura organizacional de uma empresa vai muito além disso.Na verdade, seus colaboradores absorvem a essência do seu negócio nos pequenos detalhes. Ou seja: no seu dia a dia.

Vamos imaginar que você é dono de um restaurante. Um dos seus valores é o foco no cliente, tentando sempre superar as expectativas deles em relação ao atendimento.

Para que isso aconteça, você precisa ter uma equipe totalmente disposta a ajudar seus clientes, independentemente da situação. A questão aqui é que, garçons, os funcionários que têm contato direto com o seu cliente final, podem não estar se sentindo valorizados.

E isso impacta diretamente no modo como lidam com problemas e até mesmo em como tratam seus clientes. Ouvir as dores dos seus colaboradores, quais seus maiores desafios e acertos, faz com que eles percebam que a empresa, de fato, se preocupa

Eles vão vivenciar, diariamente, esse cuidado com o seu bem-estar e sua opinião e vão refletir isso em seu modo de agir.

Por isso, para atingir o seu grande objetivo de foco no cliente, primeiro, temos que dar dois passos para trás e focar em quem mais precisa da sua atenção: seus colaboradores.

 

  • Continue investindo

Agora que sua empresa cresceu, é crucial que você tenha em mente que será necessário investir em diversas áreas do seu negócio para que ele possa acompanhar o crescimento da demanda.

Para isso é importante que seja pensado nas prioridades de investimento e separar uma parte da receita para ser investida.

Pense no que a sua empresa precisa: novas tecnologias para acelerar processos e trazer maior qualidade no seu produto?

Mais funcionários para manter a produtividade da empresa? Ou especializações, para que os colaboradores melhorem seu desempenho e contribuam ainda mais com a empresa? Tudo isso deve ser levado em conta para seguir em frente com investimentos.

O que recomendamos é que a sua empresa esteja pronta para se reinventar, assim ela nunca ficará para trás.

 

  • Imagem e compromisso social

A perspectiva do mundo corporativo atual está cada vez mais próxima de causas sociais. Empresas que se preocupam com o bem-estar social e demonstram isso com campanhas e metodologias que incentivam a melhoria da sociedade de forma geral, tendem a ter vida longa no mercado.

O incentivo de soluções e práticas ecológicas são ótimas opções para agregar valor ao legado do seu negócio e da sociedade.

Quanto maior sua empresa estiver, maior impacto ela sofrerá por suas práticas. Logo, é importante sempre buscar estratégias que estejam alinhadas à visão, missão e valores do seu empreendimento.

Se o público e o mercado criarem uma imagem negativa da sua empresa, pode levar muito tempo até que a situação seja revertida.

Mas caso as coisas comecem a sair de controle, busque ajuda com profissionais de Relações Públicas para gerirem possíveis crises.

 

  • Tenha sempre em foco a satisfação do cliente

Busque sempre atender o cliente da melhor maneira possível: é ele quem vai proporcionar renda e lucro à empresa, e um cliente satisfeito sempre volta – além de trazer outros.

Não os ignore; busque conversar com os clientes, compreender os problemas e solicitações, entender os questionamentos da perspectiva dele.

Esta conversa pode trazer insights que podem levar a mudanças ou inovações necessárias, de modo a alavancar ainda mais os seus negócios, facilitando o processo de conquistar novos clientes – e, consequentemente, aumentando os lucros futuros.

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