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Quer abrir uma empresa? Precisa conhecer o Business Model Canvas!

Está pensando em abrir uma empresa? Empreender e ter o seu próprio negócio? Uma das fases mais importantes deste início é o planejamento e certamente o Business Model Canvas é um grande aliado neste momento para definir o modelo de negócio ideal. Podemos dizer que o Business Model Canvas é o método de uma página para reinventar a sua carreira e o seu negócio!

Por muito tempo, quando as pessoas começavam a planejar um negócio, ficavam completamente perdidas e sem saber até por onde começar e já se viam escrevendo linhas e linhas de por muitas vez sem objetividade e até mesmo sem nenhuma interação com o real desejo do negócio que sonhou e projetou. E se por acaso fosse necessário retornar a algum determinado ponto para mudar ou reescrever já era algo muito complicado e até certo ponto impossível de se fazer.

No mundo corporativo de hoje e no cenário dos negócios atuais onde a dinâmica de mudanças e a necessidade de se reinventar a cada dia é essencial, o Business Model Canvas torna-se um grande aliado na hora de criar o modelo de negócio ideal.

 

Afinal, o que é o Business Model Canvas?

O Business Model Canvas, ou Quadro do Modelo de Negócios, é uma ferramenta para se definir o modelo de negócio de uma empresa de uma maneira visual e muito prática. É um Mapa Visual onde uma empresa pode enxergar a lógica pela qual ela se sustenta.

Da mesma forma que um arquiteto precisa fazer uma planta para guiar a construção de uma casa, um empreendedor precisa criar um modelo de negócio para guiar a criação de uma empresa e também para a ajudar a visualizar como uma empresa já existente opera.

O Quadro do Modelo de Negócios, ou Business Model Canvas descreve como nove componentes de um modelo de negócio se encaixam e se comportam dentro de uma empresa e mostram como as organizações funcionam.

Pois bem, vamos agora falar sobre esses nove componentes que fazem parte do Business Model Canvas e dão vida a um modelo de negócio eficiente e prático para qualquer empresa:

 

1. Segmento de Clientes

Para quem vamos vender? Quem são as pessoas que vamos atender em nosso negócio? O Business Model Canvas inicia nos mostrando que o cliente é o foco de qualquer negócio. Com um público bem determinado e sabendo quais são as dores e anseios do nosso público, fica muito fácil interagir e nos posicionar em relação a qualquer coisa que venha a acontecer com nossos clientes. O Business Model Canvas já logo no início nos mostra quem são as pessoas que vamos atingir e isso é de extrema importância para seguirmos em um modelo de negócio de sucesso.

 

2. Oferta de Valor

Qual a oferta de valor que o seu produto ou serviço oferece? Aqui nesta etapa do Business Model Canvas não podemos ser rasos. É nesta etapa que podemos demostrar quais são os nossos diferenciais e porque o cliente tem que escolher a nós e não um concorrente. Neste ponto, é importante planejar e expor q mudança que estamos prometendo ao nosso cliente. O nosso cliente não pode ser o mesmo depois que comprar da nossa empresa e essa transformação virá através da oferta de valor que prometeremos ao nosso cliente e que ficará evidente nesta etapa do nosso Business Model Canvas.

 

3. Canais

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, onde as experiências dos consumidores são cada vez mais importantes e relevantes para a continuidade de um negócio. Aqui está um ponto de grande relevância pois os canais de comunicação com os nossos clientes podem ser um grande fator de sucesso, principalmente se analisarmos para que público estamos comunicando e em que momento fazemos isso. É neste momento que definimos de que maneira vamos falar com o nosso público.

 

4. Relacionamento

Já viu cliente escolher uma outra empresa porque estava mais barato? E nem era tanto dinheiro envolvido assim? Pois é, se tivermos uma estratégia bem elaborada neste sentido e entender o nosso cliente de uma maneira muito especial a possibilidade disso acontecer é muito menor. Tenhamos na mente que os nossos clientes precisam ser fãs do nosso negócio e da nossa empresa e que o valor que geramos através de um relacionamento próximo é o que irá fidelizá-lo e ser um cliente satisfeito.

 

5. Fontes de Receita

Nesta etapa do Business Model Canvas, inserimos no nosso modelo de negócio a forma que o nosso cliente irá nos pagar. Aqui podemos mencionar diversas maneiras diferentes: O cliente pagará um aluguel pelo produto? Será uma venda direta? Pagará por taxa de utilização? Pagará pelo licenciamento de uma marca ou um de um sistema? Será uma venda recorrente? Pagará por anúncio feito?

Podemos planejar uma maneira onde possamos receber o quanto mais dos nossos clientes e de uma maneira cada vez mais recorrente (Vender sempre). Muitas empresas já estão buscando formatos de vendas por assinaturas. Temos por exemplo, o Clube do Malte que vende assinaturas de cervejas artesanais. Desta maneira, um item que normalmente o mercado não conhece por vendas por assinaturas passa a ser totalmente diferenciado no mercado. O nosso negócio precisa ser reinventar e trabalhar com o Business Model Canvas pode nos ajudar a planejar um modelo de negócios cada vez mais promissor, diferenciado e que nos possibilite entender quanto queremos ganhar de dinheiro com nosso negócio!

 

6. Recursos Chave

O que preciso para minha empresa funcionar? Quais são os recursos humanos, tecnológicos, operacionais que precisamos? É neste ponto que vamos pensar em tudo que será necessário para o negócio andar. Aqui vamos falar de pessoas, de equipamentos e tudo que é necessário. Neste ponto é importante também lembrar que precisamos de uma gestão otimizada e integrada para a nossa empresa. Aqui podemos já começar a sair em vantagem na escolha dos fornecedores e parceiros que estarão conosco nesta jornada.

 

7. Atividades Chave

Quando falamos em atividades chave em um modelo de negócio, é de extrema importância analisarmos tudo o que já construímos até aqui. Determinamos aqui se vamos precisar de desenvolvedores, de uma equipe de suporte, de controle de qualidade, etc. É a departamentalização de um negócio e de como essas áreas se conectam uma com a outra. É importante claro que a empresa entenda o negócio em suas etapas e já planeje o crescimento de áreas e novos departamentos. Um bom gestor já se prepara para o futuro. Aqui por exemplo tratamos de departamentos como Marketing e Vendas, falamos da operação, manutenção e de todos as áreas que serão necessárias para o negócio prosperar.

 

8. Parcerias Chave

Um bom negócio necessariamente precisa de bons fornecedores e é neste ponto que tratamos e determinamos quem serão os nossos parceiros de negócios, aqueles que nos ajudarão a produzir o nosso produto ou serviço, que nos ajudarão a vender mais, a nos ajudar a gerir o nosso negócio, quais serão as plataformas ou ferramentas que farão parte da nossa empresa, etc. Muitas empresas buscam parceiros para fazerem permutas de negócio e que principalmente no início de um negócio, na etapa de abrir a nossa empresa isso pode ser muito importante.

 

9. Estrutura de Custos

Extremamente importante e relevante para qualquer negócio é determinar através do Business Model Canvas quais serão os custos de operação do negócio e os gastos que estão envolvidos em toda a operação de uma empresa. As saídas de caixa devem ser totalmente mapeadas e determinadas, com um acompanhamento muito próximo e criterioso para que não se extrapole e em nenhum aspecto e comprometa o crescimento de um negócio.

 

O Business Model Canvas é a ferramenta que diferencia o seu negócio!

Com um modelo de negócio estruturado com as 9 etapas do Business Model Canvas, podemos nos diferenciar em um mercado altamente competitivo e muito além disso, ter total gestão sobre tudo o que acontece em nossa empresa. É muito mais fácil sabermos onde estão os problemas e onde deveremos atuar para que as coisas caminhem para o sucesso!

O Sebrae, que é parceiro de toda e qualquer empresa, tem disponibiliza um conteúdo muito bom para nos ajudar a construir o nosso Business Model Canvas. Vamos conferir? É só clicar AQUI!

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